Oktoberfest: roupa para disfarce e acessórios

Encontra uma grande seleção de fantasias e acessórios para Oktoberfest, para homem e para mulher, ideais para esta festa tradicional alemã.

Filtrar lista
A tua pesquisa:

Sabes porque é que se celebra a Oktoberfest?

desfile tradicional Oktoberfest

A 12 de outubro de 1810, Maximiliano I da Baviera celebrou o matrimónio do seu filho mais velho à grande. As celebrações da boda do príncipe herdeiro Luís e da princesa Teresa von Sachsen-Hildburghausen duraram cinco dias e celebraram-se no Mónaco, sendo que nesse mesmo lugar se organizaram corridas de cavalos.

A celebração foi tão grande e o povo divertiu-se tanto que a festa voltou a ser celebrada ano após ano, sem que se desse importância às infidelidades do herdeiro ou a que se passassem 15 anos antes de Luís subir ao trono.

Em 1835, Luís I decidiu incluir um desfile de trajes tradicionais bávaros na celebração das suas bodas de prata, que tiveram lugar em 1835.

Após a onda de revoluções que sacudiram a Europa em 1848, o rei, a sua mulher e os seus nove filhos foram exilados em França. E os festejos deixaram de ter lugar até que foram reanimados em 1948, cem anos depois. Desde então, os bávaros decidiram que esta grande festa se celebraria ano após ano, com rei ou sem ele, e que teria lugar em setembro (uma vez que o clima é melhor que em outubro). Assim, a Oktoberfest transformou-se num dos eventos mais esperados do ano.

Em vários outros países a Festa da Cerveja acabou por ir sendo também introduzida e é mais uma oportunidade para estar com amigos, beber cerveja e celebrar.

Curiosidades sobre a Oktoberfest

1-Sabias que as cervejas servidas no festival não podem ter um teor de álcool inferior a 6 graus?

2-Sabias que as cervejas servidas na Oktoberfest têm de ser fabricadas dentro dos limites de Munique? É uma maneira de assegurar que, durante o transporte da fábrica até ao campo de Theresenwiese (Prado de Teresa), um grande espaço aberto nos arredores de Munique – aproximadamente a 1 Km a sudoeste da estação central -, a cerveja não perde as suas propriedades e sabor.

3-Fazem-se apostas sobre o número de golpes necessários para abrir o primeiro barril de cerveja. O recorde atual é de 2 golpes e o máximo é de 19. O presidente da câmara pronuncia as palavras “O ‘zapft is!” (algo como: “que comece a festa!”).

Tendas e stands da Oktoberfest

Tudo acontece em Theresienwiese, um prado gigante que se enche de lojas e stands, com mais de 6 milhões de pessoas que desfrutam desta festa.

Os stands de cerveja mais populares pertencem às principais marcas de cerveja que durante séculos tiveram a sua sede em Munique: Paulaner, Spaten, Hofbräu, Hacker-Pschoor, Augustiner e Lowenbräu. Por exemplo, só a tenda da Hofbräu tem uma capacidade de 7.000 lugares.

Em cada stand serve-se uma cerveja diferente, e o interior dos mesmos é diferente também. Cada ano, a decoração e distribuição mudam, por isso o ambiente também é sempre uma novidade.

A protagonista da Oktoberfest: “a loira”

Todos os anos bebem-se mais de 6 milhões de litros de cerveja na Oktoberfest!!

Em geral, o preço da cerveja ronda os 8 a 10 euros por litro e serve-se apenas das 10 da manhã até às 22:30 da noite de segunda a sexta-feira e das 9:00 às 22:30 aos fins de semana e feriados.

Parecem poucas horas mas são suficientes para se ficar um pouco alegre!

Como parecer um autêntico Bávaro na Oktoberfest?

Os amantes da Oktoberfest gostam de tudo o que é tipicamente alemão, começando pela cerveja e não esquecendo as salsichas, as almôndegas, o chucrute (sauerkraut) e, claro, os trajes típicos alemães.

De seguida vamos dar-te alguns conselhos para te transformares num autêntico bávaro.

Aprende a cantar “Ein Prosit”

Aprender a cantar o “Ein Prosit” é um clássico da Oktoberfest. A canção é muito curta e podes começar a cantá-la com a tua primeira caneca de cerveja:

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit.

A tradução é esta:

Saúde, saúde

Viva a alegria

Saúde, saúde

Viva a alegria

UM… DOIS… TRÊS… TODOS BÊBADOS!

Com umas cervejas no bucho, o teu sotaque português até desaparece e irás parecer um verdadeiro alemão!!!

Veste-te com um autêntico traje de Bávaro

trajes de bávaros originales

A Oktoberfest enche-se de turistas com trajes de bávaros e tiroleses, todos juntos, celebram esta grande festa da cerveja.

Aqui temos o disfarce perfeito para ti: poderás ir à Oktoberfest como um autêntico bávaro, com ou sem peruca loira, hahaha! Vê a nossa ampla seleção e ergue a tua caneca como um autêntico bávaro.

Dentro do nosso amplo catálogo poderás ver a seleção de fantasias de bávaro para a Oktoberfest, mas também podes usá-los no Carnaval evocando o tema “cerveja”, que é um tema universal. E se a festa é para crianças, também dispomos de uma vasta seleção de originais fatos bávaros para criança.

E para quem quer verdadeiramente entrar no espírito desta festa popular: o traje bávaro original - em alemão Trachten. A vestimenta bávara dos homens chama-se Lederhosen e o traje bávaro de mulher é o Dirndl.

Traje de Oktoberfest para mulher

Traje de Oktoberfest para mulher

Grandes protagonistas da Oktoberfest são as raparigas que, no mais puro estilo tirolês, exibem os seus formosos trajes de bávara.

O traje bávaro para mulher, conhecido como Dirndl (literalmente “rapariga”), era o uniforme de serviço austríaco e remonta a princípios do século XIX. Os primeiros Dirndls eram muito espartanos e eram utilizados como roupa de trabalho, mas até finais do século XIX, o desenho do Dirndl foi-se refinando e acabou por ser adotado como vestido pelas mulheres de classe alta.

Com o tempo foi ganhando importância e, hoje em dia, as mulheres mais apegadas à tradição usam o Dirndl para ir a eventos oficiais, especialmente na Áustria, Baviera, Tirol e Valcanale de Ardesio.

A Oktoberfest e a imagem das mulheres vestidas com o Dirndl ultrapassou as fronteiras da Alemanha. Antigamente, os trajes usavam-se em tons naturais, apesar de hoje se verem Dirndls em tons brilhantes e com combinações mais chamativas, com um desenho que realça as curvas femininas.

Da cabeça aos pés, a típica mulher bávara é loira (recomendamos-te uma visita à nossa secção de perucas) e usa um traje composto por uma blusa branca (Bluse), um corpete ajustado à cintura para dar forma à silhueta da mulher, um avental (atado da forma que indicamos a seguir) e umas meias, geralmente brancas, até ao joelho.

Há três tipos de comprimento para o Dirndl: O Dirndl comprido (lange Dirndl), até aos tornozelos; abaixo do joelho (Midi-Dirndl); e o que fica acima do joelho (Mini-Dirndl), que é o que tem estado mais na moda nos últimos anos.

A simbologia do laço do Dirndl

Existe uma curiosa lenda em relação à posição do laço: estejam atentos, cavalheiros!

  1. Laço à direita: mulher casada ou comprometida
  2. Laço à esquerda: mulher livre, sem compromissos
  3. Laço ao centro: mulher virgem
  4. Laço nas costas: viúva

Serás capaz de lembrar-te de tudo isto com 2 cervejas em cima?

Cuidado rapazes de Portugal, os alemães são famosos pela sua força, cortejem apenas as raparigas disponíveis!!

Traje de bávaro para homem

Traje de bávaro para homem

O traje tradicional bávaro é inspirado num estilo chamado Landhausmode, que tem a sua origem no antigo vestuário dos camponeses, agricultores e da população rural.

A versão masculina deste estilo é composta por uma camisa, o Trachtenhut (o clássico chapéu alpino de feltro), as meias de lã grossa e com um laço que cobrem a barriga da perna, os Haferlshuhe (os sapatos, que no passado eram o calçado de trabalho devido à sua resistência e estabilidade), os Lederhosen (calções de couro que incorporam os habituais suspensórios, os Hosenträger).

Existem 3 versões de Lederhosen:

  1. O kurze lederhose, que os jovens usam e que termina no joelho.
  1. O kniebundlederhose, o modelo mais usado e que termina abaixo do joelho.
  1. O lange lederhose, que chega aos tornozelos.

O Messertasche é o bolso situado na perna direita e que serve para embainhar a faca.

A cor tradicional dos Lederhose é o castanho ou o preto, ainda que hoje em dia também se vejam outras cores, como o cinzento ou o verde-escuro.

Se és um amante da Oktoberfest, podes escolher os Lederhosen mais originais no nosso catálogo. Mas se preferes ir à Oktoberfest com o disfarce mais peculiar e original da Oktoberfest, sugerimos-te outras alternativas, como o disfarce de barril de cerveja, o de bávaro bêbado, etc

Decoração da Oktoberfest

  Decoração da Oktoberfest

Para os maiores fãs da Oktoberfest que pensam em organizar uma noite temática relacionada com a Festa da Cerveja em casa ou num restaurante, temos muitas ideias que te farão sentir como se estivesses mesmo na Alemanha, rodeado pelas cores emblemáticas do evento: o azul e o branco.

Alguns dos acessórios mais originais para celebrar a Festa da Cerveja na tua própria casa são as bandeirolas da Oktoberfest, os escudos bávaros, as grinaldas brancas e azuis, os pratos brancos e azuis, os óculos… ou os guardanapos.

Cria o melhor ambiente para celebrar e desfrutar da Festa da Cerveja. De certeza que vais triunfar com esta decoração da Oktoberfest!

E como tudo está preparado, celebremos a próxima Oktoberfest entoando o EIN PROSIT!

Top